segunda-feira, 23 de junho de 2014

Etiquetas: , , ,

TOP 10: Jogos de Futebol para Android

Com a febre do Mundial de futebol 2014 respira-se futebol todo o dia. E nos nossos smartphones e tablets? Põe-te na pele da tua equipa favorita e vai para o relvado com esta selecção dos 10 jogos de futebol favoritos da Plataform'Android! A ordem é completamente aleatória, não consideramos nenhum jogo melhor que outro.

1. Fluid Football


Fluid Football é um jogo único. Não encontramos clones em lado nenhum, por isso é o melhor na sua classe! Neste jogo da Fluid Games temos de marcar golo em vários cenários de jogo, e para isso controlamos a movimentação de todos os jogadores em tempo real, traçando os seus percursos com o dedo. Somos um treinador a desenhar tácticas enquanto elas acontecem, num jogo que tem uma curva de aprendizagem algo inclinada, mas compensa. Nos remates a câmara desce para trás do nosso jogador e podemos rematar com um pequeno swipe no ecrã, tentando evitar os defesas e deixar a bola dentro das redes. A versão gratuita tem alguns cenários, mas sabe a pouco e deixa vontade, obviamente, de gastar algum dinheiro nos cenários premium.


2. Soccer Stars



Os fãs de jogos de futebol de tabuleiro podem aqui reviver os tempos de glória dos relvados de mesa. Neste jogo viciante da Miniclip os controlos são simples, basta pressionar na peça que queremos mover e "puxar" para trás para definir a direcção e a força. Vale empurrar as peças adversárias e vale tabelas! Apesar de ter um pequeno modo de treino offline (onde podemos jogar contra um amigo no mesmo dispositivo), este jogo vive da experiência online. E que experiência! Nos jogos, cada jogador aposta um número fixo de moedas e no fim o vencedor fica com o dinheiro todo. À medida que subimos de nível, temos acesso a jogos onde há cada vez mais moedas em disputa. Se estamos mesmo confiantes das nossas capacidades, podemos inscrever-nos num torneio por eliminatórias e tentar levantar a taça na final! O jogo é gratuito mas tem uma moeda "premium", que podemos comprar ou ganhar ao subir de nível, e que serve para comprar equipamentos da nossa selecção favorita para "vestir" a nossa equipa. É um jogo que pode ser jogado sem gastar um cêntimo e garante horas de disputa entre amigos do Facebook, ou entre completos estranhos escolhidos aleatoriamente.

3. Football Manager Handheld 2014


Para os treinadores de bancada que precisam de um desafio a sério, Football Manager Handheld 2014 é a nata da nata. Nada de gráficos bonitos ou bonecos engraçados, táctica pura e dura que tornou famosa a série Football Manager no PC. Aqui podemos vestir a pele de um treinador de equipas reais, negociar contratos, fazer nascer estrelas do futebol a partir das camadas jovens, tudo para manter a direcção do clube satisfeita. Durante os jogos temos as tradicionais barras com comentários, ao estilo inconfundível do FM, e temos também uma visão aérea sobre as jogadas chave, onde podemos ver a movimentação dos jogadores e ajustar a nossa táctica para uma reviravolta de última hora no marcador! Todo este realismo não é de graça, mas se queremos ter o melhor, temos de estar dispostos a pagar.


4. BIG WIN Soccer


A Hothead Games é famosa pela sua série de jogos BIG WIN, que aliam um jogo de cartas a vários desportos. BIG WIN Soccer é a versão para os fãs de futebol! Começamos com um baralho de cartas base, onde se incluem jogadores de várias posições e vários tipos de tácticas. Depois, cabe-nos escolher a formação ideal, distribuir as cartas pelas posições e seleccionar até 3 cartas de táctica para cada jogo. Durante o jogo, tal como em todos os jogos da Hothead, não podemos fazer alterações nenhumas nem substituições, apenas assistir ao resultado da nossa escolha de baralho. Se quisermos assistir ao jogo inteiro, as cartas de táctica vão-se acendendo quando estão a influenciar a jogada, o que nos dá uma indicação de quais as cartas a repetir. Se estamos apertados de tempo, podemos só passar à frente e ver qual foi o resultado final. Os gráficos retro estão muito bem conseguidos e é um jogo que nos deixa agarrados durante largas horas. Podemos jogar gratuitamente mas, se quisermos, podemos gastar dinheiro em cartas mais valiosas.

5. Stickman Soccer 2014


Depois do sucesso de Stickman Soccer, a Djinnworks e.U. traz-nos a nova edição, que está ainda melhor! Os gráficos são simples (com os adoráveis stickmen a correr atrás da bola) mas a jogabilidade está ao nível dos melhores jogos de futebol de consola. Para quem tem um dispositivo de gama mais baixa, esta é uma alternativa perfeita a jogos 3D mais exigentes. Com suporte para controladores MOGA ou semelhantes, modo de futebol de praia, futebol de 11 ou futebol de rua, temos todos os ingredientes necessários para umas horas bem passadas. Tudo isto pode ser jogado sem gastar um cêntimo, mas podemos gastar dinheiro na app para avançar mais rápido, ou ver uns vídeos publicitários aqui e ali para ajudar a desbloquear modos de jogo.

6. New Star Soccer


Para quê ser um treinador, quando podemos ser um jogador? Neste jogo de gestão desportiva da Thumbstar Games gerimos a carreira do nosso jogador dentro e fora dos relvados. Apesar de não ter a complexidade da versão para PC, onde jogamos os jogos ao estilo Sensible Soccer, a versão mobile está muito bem conseguida e consegue deixar-nos agarrados ao ecrã durante semanas. No relvado controlamos apenas as jogadas chave, onde temos que escolher a força, a direcção e o local exacto de contacto entre o pé e a bola. Isto permite controlar a altura a que a bola parte, a força e o efeito. No fim do jogo o importante é conseguir uma boa classificação da nossa performance. Fora dos relvados temos de gerir a confiança do nosso treinador e colegas, a relação com a nossa mulher/namorada, treinar nos tempos livres para melhorar capacidades, comprar carros e casas, ir ao casino, apostar em corridas de cavalos, comprar chuteiras novas, etc. Com algum dinheiro até podemos ter o nosso próprio estábulo e criar cavalos de corrida vencedores! No Google Play apenas existe a versão paga, mas noutras lojas podemos encontrar uma versão gratuita suportada por anúncios.


7. Super Soccer Champs


Se são como eu e acham que o Sensible Soccer é ainda um dos jogos de futebol mais divertidos de jogar, Super Soccer Champs é capaz de vos encher as medidas. Apesar de ter gráficos 3D, a vista é sempre de cima para baixo e a jogabilidade vai buscar aspectos do Sensible Soccer e combina-os com alguns pormenores dos jogos mais modernos. A interface nos menus e os botões no ecrã dão-lhe um aspecto amador na parte gráfica, mas o conteúdo e jogabilidade compensam. Para os mais habilidosos, há a hipótese de não ter a bola colada nos pés dos jogadores, sendo que estes apenas a empurram. Para quem quer evitar a frustração de estar sempre a deixar a bola continuar em frente quando vira bruscamente à esquerda depois de uma corrida pela lateral direita, pode desactivar esta opção. Há muitas equipas para escolher, modo de treinador com mercado de transferências e modo de edição de jogadores e equipas. Pena não haver uma versão gratuita, mas a versão paga está em promoção durante o Mundial 2014.

8. Perfect Kick



De todos os jogos do género "flick", em que marcamos penalties ou livres directos e definimos o percurso da bola com o dedo, o Perfect Kick da Gamegou é sem dúvida o nosso favorito. Basicamente é um jogo online de grandes penalidades, onde controlamos alternadamente o jogador que remata e o jogador que defende e tentamos ganhar ao nosso adversário, tudo em tempo real. O controlo do guarda-redes também é feito arrastando o dedo no ecrã na direcção e altura para onde julgamos que a bola vai partir. O jogo é gratuito mas permite compras na aplicação, para comprarmos equipamentos da nossa equipa favorita, fatos de duende e Pai Natal (...), chapéus hilariantes, expressões faciais, entre outros. Há ainda remates especiais que podem ser comprados e usados para surpreender os nossos adversários. Os gráficos abonecados fazem lembrar jogos da Nintendo e não deixam de nos fazer sorrir.

9. Real Football 2013


Apesar da Gameloft não ter lançado uma versão do seu jogo de futebol este ano, Real Football 2013 é ainda um nome sonante hoje em dia. O jogo é gratuito e assenta num formato "freemium", com algumas coisas que nos tentam aborrecer (bastante) para que gastemos dinheiro, como é o caso dos tempos de espera enquanto os nossos jogadores recuperam de lesões, ou o tempo de "descanso" quando queremos recuperar jogadores cansados. Em Real Football é nos dada apenas uma equipa que escolhemos no início, e da qual assumimos a gestão fora dos relvados e o controlo dentro destes, ao estilo das séries FIFA/PES. Na gestão, temos um modo de transferências muito simplificado, com base em cartas que podemos comprar. Dependendo do dinheiro podemos comprar jogadores bronze, prata ou ouro, sendo que o jogador que nos calha é aleatório. Apesar da falta de licenciamento nas equipas, vemos muitos jogadores licenciados, com direito a fotografias e tudo! Para além da gestão da equipa temos de fazer upgrades ao nosso staff e aos edifícios, como o estádio e o centro médico. Com níveis mais elevados os tempos de espera reduzem, o que é uma excelente motivação porque as lesões e a exaustão acontecem com bastante frequência. Apesar de um modo de gestão fraquinho, é no campo que este jogo se destaca. Os gráficos e as animações são muito bons e a jogabilidade é excelente. Se estiverem dispostos a gastar algum dinheiro, a experiência de gestão melhora, senão é aguentar os períodos de espera.

10. Fifa 14


Claro que nenhuma lista estaria completa sem o gigante da EA Sports. Depois de uma ausência no ano passado, FIFA 14 sai para Android e com uma versão gratuita! Nesta versão podemos jogar as vezes que quisermos mas temos apenas o modo Ultimate Team, o famoso jogo no qual construímos a nossa equipa com cartas, uma selecção dos 6 jogos da semana (que reflectem o que se passa no mundo real) e o modo de grandes penalidades. Se pagarmos o jogo completo, no entanto, temos acesso à experiência completa do FIFA 14, equivalente à dos restantes formatos. Com o jogo completo, para além de podermos escolher jogar com qualquer equipa de qualquer liga em qualquer altura, temos o modo de exibição, o modo de liga ou torneio e o modo de treinador. Tal como a série FIFA nos habitua, temos toneladas de ligas licenciadas, nomes dos jogadores licenciados, aparência correcta dos jogadores no relvado e as famosas fintas ou "skill moves" para vencer os adversários no um-contra-um. As equipas estão sempre actualizadas com o mercado de transferências real, bastando para isso premir um botão, e os comentários audio podem ser transferidos opcionalmente, se quisermos ocupar mais uns bons megabytes de armazenamento. No relvado há dois modos de controlo, sendo o modo tradicional o nosso favorito. No modo touch os jogadores correm sozinhos e apenas controlamos os passes e a movimentação com toques no ecrã, o que é estranho. No geral, FIFA 14 é um furo acima de tudo o resto se optarmos por comprar a versão completa.



E assim termina o nosso TOP 10 de jogos de futebol para Android. A escolha é muita e não vale vir cá reclamar que já não conseguem ser produtivos no trabalho. Qual o vosso favorito desta lista? Falta algum essencial, na vossa opinião? Não fiquem calados! Façam-se ouvir nos comentários.

0 comentários :

Enviar um comentário