Sincronização Gmail: como nunca mais perder os contactos do telefone.


Deixamos caír o telemóvel dentro de água, ou cai pela janela do carro e é esmagado, ou é roubado. Por momentos ficamos tristes, depois pensamos "é só um bem material, o importante é a saúde, o amor e a amizade"... Só depois é que volta a tristeza: os contactos!...
Neste tutorial vamos aprender o primeiro passo crucial para quem acaba de escolher o sistema operativo #android da Google: sincronizar os contactos com o Gmail.



1) Criar uma conta no Gmail.

Este passo é óbvio, mas como é necessário tem de estar aqui. Se já têm conta Gmail, podem passar ao ponto 2, senão vão a mail.google.com e criem a vossa conta. Alternativamente, se acabaram de adquirir um smartphone android, podem fazê-lo a partir da configuração inicial do aparelho.
"Mas eu não quero usar o Gmail, já tenho outra conta de e-mail!", dirão alguns. Meus amigos e minhas amigas, se querem tirar o máximo partido de um telemóvel android, criem uma conta Gmail, mesmo que não usem o e-mail da #Google. Uma conta Gmail serve para guardar os vossos locais favoritos no Google maps, subscrever os vossos canais favoritos ou publicar vídeos no YouTube, guardar notas para acesso em todos os dispositivos com o Google Keep, guardar documentos no Google Drive para editar com as ferramentas office do Google Docs, manter uma agenda sincronizada entre o computador/tablet/smartphone com o Google Calendar, etc. etc. etc. e tudo isto grátis. Vá... não é bem grátis porque a Google aproveita para saber que tipo de anúncios são mais indicados para os vossos gostos, mas podemos ver isso como uma vantagem, porque aumenta a probabilidade de realmente descobrirem algo que vos interessa.

2) Importar os contactos do cartão SIM.

Se já não têm contactos no cartão SIM (bem-vindos ao século XXI!) podem passar ao ponto 3. Senão vão à vossa lista telefónica (ícone "people" ou "pessoas" na vossa gaveta de aplicações), carreguem nos três pontinhos verticais no canto inferior direito e deve surgir um menu. Depois é só escolher "importar/exportar" e escolher "importar do cartão SIM". Fácil? Sim.



3) Sincronizar contactos com o Gmail.

Muitas marcas e operadoras fornecem apps que fazem backup dos contactos, mas depois um dia mudam de marca ou de operadora e lá se vai tudo. A única coisa que vão ter em comum entre smartphones android é a vossa conta Google. E mesmo que passem para iOS (cruzes!), também podem importar os contactos do Gmail sem grande problema.

Então vamos ao que interessa. Vão às definições do telefone, depois no separador "contas", ou "contas e sincronização" devem ter a vossa conta "Google" configurada. Senão façam "adicionar conta" e adicionem o vosso endereço Gmail e a respectiva password. Seleccionem a vossa conta Google e deve aparecer no topo o vosso endereço Gmail, com um símbolo verde (ou vermelho em caso de erro) com setas rotativas, indicando que a sincronização está ligada. Se a sincronização não estiver ligada deve aparecer a cinzento. De qualquer forma seleccionem o endereço Gmail com o qual pretendem sincronizar (há quem use mais que um) e são levados para uma lista de todos os serviços Google que têm instalados.



Dentro desta lista, certifiquem-se que os "contactos" e "detalhes de pessoas" estão com um visto, indicando que estão a ser sincronizados (podem ter apenas a opção "contactos", mas não faz mal). Mesmo que tenham o visto, retirem o visto e voltem a colocar para forçar a sincronização. Verifiquem se não houve erros de sincronização (ele avisa se houver). Depois deste passo acabaram de enviar os vossos contactos para os servidores da Google (ai que medo!) e estarão agora na vossa lista de contactos do Gmail.

4) Editar contactos no computador.

Agora chegou a altura de confirmar se os contactos estão realmente no nosso Gmail. Abrimos o nosso navegador de internet favorito no computador e vamos a mail.google.com fazer o login na nossa conta de e-mail. No canto superior esquerdo da nossa caixa de e-mail podemos ver o logótipo "Google" e, logo abaixo, a palavra "Gmail", com uma seta para baixo, indicando que deve ser uma espécie de menu com mais opções. E se formos clicar aí vemos que é mesmo um menu! 


Escolhemos a opção "contactos" nesse menu e os nossos e-mails são substituídos pelos nomes da nossa lista telefónica. Na coluna da esquerda podemos ver os separadores dos contactos. Se a sincronização tiver corrido bem devem ter um separador chamado "meus contactos" ou semelhante, onde surgirão todos os contactos importados do telefone, com o respectivo número de telefone e e-mail. Se não têm os contactos telefónicos no vosso Gmail é porque algum passo correu mal e é melhor voltar ao ponto 1.

O que deve ocorrer neste momento é que têm os contactos de telefone e de e-mail da mesma pessoa separados em contactos diferentes, o que não faz sentido. Vamos por isso ter de fazer uma limpeza, mas prometemos que é só uma vez e compensa.

5) Apagar os contactos do telefone.

Este passo é assustador. Confirmem que os contactos estão mesmo no vosso Gmail no computador. Isso significa que estão a salvo. Antes de fazer uma limpeza nos contactos, apagar o que não interessa e fundir endereços de e-mail com números de telefone, vamos desligar a sincronização no telefone. Vão às definições do telefone, depois a "contas" ou "contas e sincronização", depois "Google", depois escolhem o endereço Gmail com o qual sincronizaram os contactos e retirem o visto da opção "contactos", bem como da opção "detalhes de pessoas". Se quiserem mesmo ter a certeza, desliguem a sincronização de todos os serviços Google.

Agora que está a sincronização desligada, podemos apagar os contactos do telefone, sem que isso afecte os contactos que temos no nosso Gmail. Para isso vamos às definições do telefone, seleccionamos o separador "apps" ou "aplicações", ou "aplicativos", se tiverem vários separadores de aplicações vão até ao que diz "todas" e percorram para baixo até encontrar o item "armazenamento de contactos" ou "contacts storage", seleccionem esse item e vão ver vários botões. Podem seleccionar "limpar cache" e, em seguida, "limpar dados". Acabaram de apagar todos os contactos do vosso telefone. Para ter a certeza, vão à vossa lista telefónica no telefone e confirmem que está vazia.

 

6) Organizar os contactos no computador.

Agora voltamos ao nosso navegador de internet no computador para "limpar" a nossa lista telefónica, para que fique mais organizada e fácil de usar. Em primeiro lugar percorram a vossa lista para ter a certeza que não têm duas pessoas com o mesmo nome, porque o Gmail vai considerá-las como duplicados e fundir os números de telefone num só contacto. Se tiverem, editem um dos contactos para mudar o nome.

Em seguida, verifiquem que o nome que têm associado ao número de telefone de uma pessoa é o mesmo que têm associado ao seu e-mail. Desta forma será mais fácil detectar o duplicado e fundir os contactos num só. Se for preciso têm de navegar para os outros separadores da lista de contactos, na coluna da esquerda do vosso navegador, ou usar a caixa de busca no topo.

Em seguida podemos então fundir os contactos de e-mail com os contactos de telefone, através da detecção automática de duplicados. No topo podem ver um botão ao lado da opção de adicionar um novo contacto que diz "Mais" ou "More", com uma seta para baixo. Clicamos aí e surge mais um menu! Nesse menu escolham "encontrar e fundir duplicados" ou "find and merge duplicates". O gestor de contactos vai então procurar os vários contactos com o mesmo nome. Podem conferir os detalhes caso a caso e escolher quais são os contactos a fundir. Se mesmo assim faltam contactos para fundir, podem fazê-lo manualmente. Basta seleccionar os contactos que devem ser fundidos, colocando vistos nos quadrados à esquerda de cada contacto, ir ao menu "Mais" no topo e escolher a opção "fundir contactos" ou "merge contacts" que entretanto fica activa.



Por último, podem assinalar os vossos contactos favoritos marcando a estrela que encontram antes de cada contacto na lista. Estes contactos ficam em destaque quando acedem à lista telefónica a partir do telefone.

7) Voltar a importar os contactos para o telefone.

Agora que têm os contactos com muito melhor aspecto, vamos voltar ao telefone para voltar a activar a sincronização. Vamos às definições, seleccionamos de novo o separador "contas", vamos à conta Google, escolhemos a conta Gmail correcta (ou a única) e voltamos a colocar vistos no serviço "contactos", bem como nos outros serviços que queremos sincronizar.

Esperem que a sincronização fique concluída e já está! Podem aceder à vossa lista telefónica no smartphone e conferir que os vossos contactos estão de volta e agora muito mais organizados! A partir de agora, e sempre que a sincronização estiver activa, podem adicionar novos contactos que estes serão automaticamente enviados para o vosso Gmail.

Assim que comprarem um novo smartphone android, a configuração inicial vai pedir o vosso endereço e password do Gmail. Basta inserir e, como por magia, terão todos os vossos contactos na lista telefónica instantaneamente! O mesmo acontece se tiverem que repor os dados de fábrica do vosso telefone actual, ou se instalarem uma nova ROM.

É um processo que pode dar trabalho, mas só se faz uma vez e garantem que a perda dos contactos deixa de ser uma preocupação!