segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Etiquetas: , ,

Sincronização Gmail: como nunca mais perder os contactos do telefone.


Deixamos caír o telemóvel dentro de água, ou cai pela janela do carro e é esmagado, ou é roubado. Por momentos ficamos tristes, depois pensamos "é só um bem material, o importante é a saúde, o amor e a amizade"... Só depois é que volta a tristeza: os contactos!...
Neste tutorial vamos aprender o primeiro passo crucial para quem acaba de escolher o sistema operativo #android da Google: sincronizar os contactos com o Gmail.



1) Criar uma conta no Gmail.

Este passo é óbvio, mas como é necessário tem de estar aqui. Se já têm conta Gmail, podem passar ao ponto 2, senão vão a mail.google.com e criem a vossa conta. Alternativamente, se acabaram de adquirir um smartphone android, podem fazê-lo a partir da configuração inicial do aparelho.
"Mas eu não quero usar o Gmail, já tenho outra conta de e-mail!", dirão alguns. Meus amigos e minhas amigas, se querem tirar o máximo partido de um telemóvel android, criem uma conta Gmail, mesmo que não usem o e-mail da #Google. Uma conta Gmail serve para guardar os vossos locais favoritos no Google maps, subscrever os vossos canais favoritos ou publicar vídeos no YouTube, guardar notas para acesso em todos os dispositivos com o Google Keep, guardar documentos no Google Drive para editar com as ferramentas office do Google Docs, manter uma agenda sincronizada entre o computador/tablet/smartphone com o Google Calendar, etc. etc. etc. e tudo isto grátis. Vá... não é bem grátis porque a Google aproveita para saber que tipo de anúncios são mais indicados para os vossos gostos, mas podemos ver isso como uma vantagem, porque aumenta a probabilidade de realmente descobrirem algo que vos interessa.

2) Importar os contactos do cartão SIM.

Se já não têm contactos no cartão SIM (bem-vindos ao século XXI!) podem passar ao ponto 3. Senão vão à vossa lista telefónica (ícone "people" ou "pessoas" na vossa gaveta de aplicações), carreguem nos três pontinhos verticais no canto inferior direito e deve surgir um menu. Depois é só escolher "importar/exportar" e escolher "importar do cartão SIM". Fácil? Sim.



3) Sincronizar contactos com o Gmail.

Muitas marcas e operadoras fornecem apps que fazem backup dos contactos, mas depois um dia mudam de marca ou de operadora e lá se vai tudo. A única coisa que vão ter em comum entre smartphones android é a vossa conta Google. E mesmo que passem para iOS (cruzes!), também podem importar os contactos do Gmail sem grande problema.

Então vamos ao que interessa. Vão às definições do telefone, depois no separador "contas", ou "contas e sincronização" devem ter a vossa conta "Google" configurada. Senão façam "adicionar conta" e adicionem o vosso endereço Gmail e a respectiva password. Seleccionem a vossa conta Google e deve aparecer no topo o vosso endereço Gmail, com um símbolo verde (ou vermelho em caso de erro) com setas rotativas, indicando que a sincronização está ligada. Se a sincronização não estiver ligada deve aparecer a cinzento. De qualquer forma seleccionem o endereço Gmail com o qual pretendem sincronizar (há quem use mais que um) e são levados para uma lista de todos os serviços Google que têm instalados.



Dentro desta lista, certifiquem-se que os "contactos" e "detalhes de pessoas" estão com um visto, indicando que estão a ser sincronizados (podem ter apenas a opção "contactos", mas não faz mal). Mesmo que tenham o visto, retirem o visto e voltem a colocar para forçar a sincronização. Verifiquem se não houve erros de sincronização (ele avisa se houver). Depois deste passo acabaram de enviar os vossos contactos para os servidores da Google (ai que medo!) e estarão agora na vossa lista de contactos do Gmail.

4) Editar contactos no computador.

Agora chegou a altura de confirmar se os contactos estão realmente no nosso Gmail. Abrimos o nosso navegador de internet favorito no computador e vamos a mail.google.com fazer o login na nossa conta de e-mail. No canto superior esquerdo da nossa caixa de e-mail podemos ver o logótipo "Google" e, logo abaixo, a palavra "Gmail", com uma seta para baixo, indicando que deve ser uma espécie de menu com mais opções. E se formos clicar aí vemos que é mesmo um menu! 


Escolhemos a opção "contactos" nesse menu e os nossos e-mails são substituídos pelos nomes da nossa lista telefónica. Na coluna da esquerda podemos ver os separadores dos contactos. Se a sincronização tiver corrido bem devem ter um separador chamado "meus contactos" ou semelhante, onde surgirão todos os contactos importados do telefone, com o respectivo número de telefone e e-mail. Se não têm os contactos telefónicos no vosso Gmail é porque algum passo correu mal e é melhor voltar ao ponto 1.

O que deve ocorrer neste momento é que têm os contactos de telefone e de e-mail da mesma pessoa separados em contactos diferentes, o que não faz sentido. Vamos por isso ter de fazer uma limpeza, mas prometemos que é só uma vez e compensa.

5) Apagar os contactos do telefone.

Este passo é assustador. Confirmem que os contactos estão mesmo no vosso Gmail no computador. Isso significa que estão a salvo. Antes de fazer uma limpeza nos contactos, apagar o que não interessa e fundir endereços de e-mail com números de telefone, vamos desligar a sincronização no telefone. Vão às definições do telefone, depois a "contas" ou "contas e sincronização", depois "Google", depois escolhem o endereço Gmail com o qual sincronizaram os contactos e retirem o visto da opção "contactos", bem como da opção "detalhes de pessoas". Se quiserem mesmo ter a certeza, desliguem a sincronização de todos os serviços Google.

Agora que está a sincronização desligada, podemos apagar os contactos do telefone, sem que isso afecte os contactos que temos no nosso Gmail. Para isso vamos às definições do telefone, seleccionamos o separador "apps" ou "aplicações", ou "aplicativos", se tiverem vários separadores de aplicações vão até ao que diz "todas" e percorram para baixo até encontrar o item "armazenamento de contactos" ou "contacts storage", seleccionem esse item e vão ver vários botões. Podem seleccionar "limpar cache" e, em seguida, "limpar dados". Acabaram de apagar todos os contactos do vosso telefone. Para ter a certeza, vão à vossa lista telefónica no telefone e confirmem que está vazia.

 

6) Organizar os contactos no computador.

Agora voltamos ao nosso navegador de internet no computador para "limpar" a nossa lista telefónica, para que fique mais organizada e fácil de usar. Em primeiro lugar percorram a vossa lista para ter a certeza que não têm duas pessoas com o mesmo nome, porque o Gmail vai considerá-las como duplicados e fundir os números de telefone num só contacto. Se tiverem, editem um dos contactos para mudar o nome.

Em seguida, verifiquem que o nome que têm associado ao número de telefone de uma pessoa é o mesmo que têm associado ao seu e-mail. Desta forma será mais fácil detectar o duplicado e fundir os contactos num só. Se for preciso têm de navegar para os outros separadores da lista de contactos, na coluna da esquerda do vosso navegador, ou usar a caixa de busca no topo.

Em seguida podemos então fundir os contactos de e-mail com os contactos de telefone, através da detecção automática de duplicados. No topo podem ver um botão ao lado da opção de adicionar um novo contacto que diz "Mais" ou "More", com uma seta para baixo. Clicamos aí e surge mais um menu! Nesse menu escolham "encontrar e fundir duplicados" ou "find and merge duplicates". O gestor de contactos vai então procurar os vários contactos com o mesmo nome. Podem conferir os detalhes caso a caso e escolher quais são os contactos a fundir. Se mesmo assim faltam contactos para fundir, podem fazê-lo manualmente. Basta seleccionar os contactos que devem ser fundidos, colocando vistos nos quadrados à esquerda de cada contacto, ir ao menu "Mais" no topo e escolher a opção "fundir contactos" ou "merge contacts" que entretanto fica activa.



Por último, podem assinalar os vossos contactos favoritos marcando a estrela que encontram antes de cada contacto na lista. Estes contactos ficam em destaque quando acedem à lista telefónica a partir do telefone.

7) Voltar a importar os contactos para o telefone.

Agora que têm os contactos com muito melhor aspecto, vamos voltar ao telefone para voltar a activar a sincronização. Vamos às definições, seleccionamos de novo o separador "contas", vamos à conta Google, escolhemos a conta Gmail correcta (ou a única) e voltamos a colocar vistos no serviço "contactos", bem como nos outros serviços que queremos sincronizar.

Esperem que a sincronização fique concluída e já está! Podem aceder à vossa lista telefónica no smartphone e conferir que os vossos contactos estão de volta e agora muito mais organizados! A partir de agora, e sempre que a sincronização estiver activa, podem adicionar novos contactos que estes serão automaticamente enviados para o vosso Gmail.

Assim que comprarem um novo smartphone android, a configuração inicial vai pedir o vosso endereço e password do Gmail. Basta inserir e, como por magia, terão todos os vossos contactos na lista telefónica instantaneamente! O mesmo acontece se tiverem que repor os dados de fábrica do vosso telefone actual, ou se instalarem uma nova ROM.

É um processo que pode dar trabalho, mas só se faz uma vez e garantem que a perda dos contactos deixa de ser uma preocupação!

41 comentários :

  1. Prezados,
    Segui os passos do tutorial mas não consegui ver os meus contactos no Gmail. Meu telemóvel é um LG. Peço ajuda.
    Obrigado.
    Anibal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De certeza que a sincronização foi feita? Por vezes é preciso desactivar e voltar a activar a sincronização para forçar, e estar num local com wifi.

      Miguel (Plataform'Android)

      Eliminar
    2. A UNICA COISA QUE ACONTECEU FOI QUE DUPLICOU OS MEUS CONTATOS NO TELEFONE. MAS NÃO VEJO CONTATO ALGUM NO E-MAIL. DEVO TER FEITO ALGO ERRADO.

      Eliminar
    3. So queria dizer ao Anibal que coincidentemente eu tambem uso um LG 70 e tive a mesma situaxao. No meu caso, numa dada altura quando tentei aceder o e-mail a partir do celular o Google nao permitiu, obrigando me a activar a opxao aceitar dispositivos nao seguros. Se achar soluxao, por favor me alerte.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigado! Fico contente por saber que a explicação está clara.

      Miguel (Plataform'Android)

      Eliminar
    2. Obrigado pelo post não foi fácil por outra vez os contactos mas funcionou.

      Eliminar
  3. Ótima explicação, fiz e deu tudo certo . Obrigado!

    ResponderEliminar
  4. Olá Miguel,eu tenho a conta no Google mas não estou conseguindo sincronizar os meus contatos, isso é possível, mesmo que eu nunca tenha feito nenhum tipo de sincronização antes de gravar os contatos? Pois quando entro para editar os contatos aparece entre parenteses do lado: ''não sincronizado''...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Walter. A sincronização está ligada no smartphone? Indo a definições - > contas -> Google e escolhendo a conta gmail pretendida dá para activar e desactivar a sincronização dos dados com a google para cada item em separado (contactos, email, calendário, etc.). Activando a sincronização dos contactos deveria funcionar.

      Eliminar
  5. Salvei uma planilha de contatos do excell, em csv, quando importo para os contatos do gmail, os telefones vao parar na nota do contato, não no lugar do telefone.. Alguem sabe o que posso estar fazendo errado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende da forma como foram guardados em csv. O gmail pode estar à espera de dados organizados de outra forma no ficheiro. O mais fácil é tentar exportar directamente do gmail para csv e ver como ficam organizados os contactos no ficheiro. Depois organizar o ficheiro a importar de igual forma e tentar de novo. Ou então tentar encontrar uma app que facilite o processo de importação, mesmo com formato diferente.

      Eliminar
  6. Não tenho a certeza, mas os detalhes de pessoas deve incluir mais dados, como imagens, moradas, empresa onde trabalha, etc.

    ResponderEliminar
  7. Tenho uma duvida , já sincronizei mas acontece-me um problema,quando altero um numero de um contacto no telemóvel , quando faço nova sincronizei volta a colocar o numero antigo ou seja o que está no gmail. como é que faço para quando alterar no telefone automaticamente me altere no GMAIL.
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando se cria ou edita um contacto, normalmente no topo é possível escolher se se trata de um contacto google, ou um contacto local. Tentando gravar como contacto google talvez resolva, mas não tenho a certeza.

      Eliminar
  8. Bom dia.
    Meus contatos estão salvo somente no aparelho, quando eu sincroniza com o gmail, só aprece 6 contatos salvo no gmail, o resto continua somente no aparelho, o que devo fazer, vc pode me ajudar???
    Desde já agradeço a sua atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso nunca me aconteceu, por isso confesso que não sei qual será o problema. Eu diria que o ideal é certificar-se que os contactos não estão no cartão SIM, importando primeiro, depois ter a certeza que a sincronização de contactos e dos detalhes de pessoas está activada nas definições do telefone (em contas - google).

      Eliminar
  9. Olá Miguel
    Nem sei como agradecer. Ando há pelo menos 3 anos com este problema de ter os meus contactos sincronizados que depois falha ou com o antigo Nokia Suite ou mesmo agora com o LG Suite. Finalmente tenho tudo organizado graças a si :)))) Fotos, contactos, mails, tudo organizado. Estou mesmo muito feliz e já nem sei como encontrei esta página. Foi de tantas buscas sem sucesso. Muito, muito obrigada mesmo :) Já guardei nos favoritos, pois nunca se sabe ;) e vou aconselhar a alguns amigos. A explicação também está 10 estrelas. Parabéns.
    Betty Rodriguez

    ResponderEliminar
  10. Nunca consegui sincronizar meus contatos no Gmail. Já perdi vários contatos. Eu realmente desisti de sincronizar no Gmail. Todos os meus contatos são sincronizados no Hotmail. Nunca tive problemas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há várias formas de sincronizar os contactos. A vantagem do Gmail é que, para quem usa android, basta activar um novo terminal e automaticamente os contactos são importados. Se o hotmail funciona bem e chega, não se mexe! :p

      Eliminar
  11. Tenho um Galaxy S2, um S5 e um Motorola X Play que acabei de comprar.

    No motorola tudo funciona 100%.

    Agora, no Galaxy S5, não consigo fazer a sincronização google.

    O que altera na conta google não vem pra ele e o que altero nele não atualiza lá.

    Ele só tem co0ntatos google, nada no sim, nada no dispositivo.

    Na sincronização, a data que aparece é uma data de uns 10 dias atrás.

    Eu posso morrer mexendo na minha lista de contatos do S5 ou na Lista do Google que tudo vem atualizado pro Motorola, mas pro Samsung não.

    Alguma idéia?

    ResponderEliminar
  12. No grupo "todos os contatos" tem 908 contatos e no grupo que eu criei "MARINI" tem 1113. Como faço colocar todos os contatos de "MARINI" em "todos os contatos?

    ResponderEliminar
  13. Eu tinha 1235 contatos no aparelho iron rock da motorola, acreditei que a sincronização estava perfeita, daí atualizei o software quando restabeleci só apareceram +- 750 (eram contatos comerciais e pessoais muito importantes) paciência, consegui recadastrar alguns poucos dos que não apareciam no gmail. OK... Agora que vem o problema, tem alguns contatos que eu sei que tinha salvo no gmail, mas quando vou fazer ligação no novo aparelho moto g3 os contato não aparece na lista de contatos, daí quando eu vou cadastrar o nome completo da pessoa no último sobre nome ou apelido já no cadastramento aparece uma opção se eu quero fazer uma fusão com o cadastro existente... Como isso acontece? Se quando eu fui cadastrar não estava na lista, como se eu tivesse perdido o contato. Já imaginei tudo, mas não consigo entender como sumiu e só aparece se eu for recadastrar com os mesmos detalhes da descrição do cadastro anterior.

    ResponderEliminar
  14. Caro Miguel,

    Tenho esse sistema funcionando perfeitamente em meu Moto X 2014 com Android 6.
    Mas nâo tenho nada no meu chip e gostaria de, além de ter tudo no google, fazer uma operação inversa enviando os meus contatos para o meu chip.
    Como fazer?
    Desde já agradeço...

    ResponderEliminar
  15. Estou tendo problemas para obter meus contatos telefônicos.
    faço a sincronização dos contatos e só vem os e-mail
    Moto G 3ªgeração.
    como posso fazer?

    ResponderEliminar
  16. OI tenho um moto G 1 geração e preciso formatar ele pq esta ocupando 6gb do drive no meu aparelho, nao consigo saber se meus contatos estao no chip ou no cel, Qd importo nao vao todos os contatos, só alguns. Depois que formatar as coisas que tenho salvo no drive tudo some ou continua lá? e como faço para saber se a agenda esta n chip?

    ResponderEliminar
  17. continuação...o que não era para acontecer, já que a nuvem serve para nao ocupar o telefone

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. Amigo, parabéns pelo tutorial. Apenas acrescentaria um passo que faria a diferença para evitar acontecer uma muito provável tragédia, caso a pessoa apague os contatos do telefone sem haver desmarcado a sincronização: que se vá ao google e clique em exportar. Assim é possivel exportar para o computador todos os contatos em formato .csv do google (tem o do google e outro do outlook para escolher).

    Digo isso depois de ter feito o passo que você explicou, quando se termina de sincronizar os contatos e estão lá presentes no google/gmail. Então antes de fazer o passo de apagar os contatos do celular, recomendaria tomar essa precaução de exportar o .csv para o computador.

    Feito isso, caso apagasse por engano todos os contatos do telefone, pode-se sincronizar os contatos do google importando o arquivo .csv salvo no computador.

    P.S. Não sei como editar comentário. Esqueci de acrescentar a parte sobre importar o arquivo .csv, então apaguei o comentário anteior.

    ResponderEliminar
  20. Boa noite sempre salvo meus contatos na minha conta do google, mais os contatos que salvei nos ultimos 3 meses sumiram, como se nunca estivesse existido. E os que eu havia excluido retornaram depois que eu fiz o reset de fabrica no aparelho sera pq minha conta voltou 3 meses.

    ResponderEliminar
  21. Segui corretamente,e deu tudo certo.
    Obrigada.Deus abençoe.

    ResponderEliminar
  22. Tenho um sansung e uma conta no mary14goularte@gmail.com.Quero passar minha agenda para o computador mas não estou conseguindo.Pois preciso levar no conserto.Meu filho disse que esta no chip .Sera;.Me deem uma ajuda para poder entrar no gmail

    ResponderEliminar
  23. Muito bom. Tudo certinho, sem nenhum problema.

    ResponderEliminar
  24. bom dia, preciso de importar os contactos de uma conta google que uso num telemóvel para outro novo, no entanto, quero passar esses contactos para uma nova conta google. como posso fazer isso? Obrigada.

    ResponderEliminar
  25. Parabéns pelo tutorial, sincronizei os contactos com um Samsung Galaxy Mini S4 e resultou. Na primeira tentativa não apareciam os contactos no Gmail, porque no passo 3, ao exportar os contactos do telemóvel para o Google, não tinha seleccionado os contactos. Fiz tudo de novo a partir do ponto 3, seleccionei então todos os contactos e resultou a sincronização. Obrigado pela ajuda.

    ResponderEliminar