terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Etiquetas: , , , , , , , , , ,

OAA: Open Automotive Alliance na Plataforma Android


Enquanto que em Las Vegas, na CES2014 são apresentadas com muito brilho e glamour as últimas novidades tecnológicas (mais do mesmo, mas com especificações mais actualizadas), eis que foi anunciada ontem - sem pompa e circunstância! - num Press Release e um simples post na rede social Google Plus, uma nova aliança... a OAA.


O que é a OAA?

Sigla de "Open Automotive Alliance", é uma aliança global ou, simplificando, um grupo de empresas tecnológicas e constructores da indústria automóvel que partilham uma visão, de construir automóveis mais seguros e intuítivos num espaço comum que é a plataforma #android. Os fundadores desta #OAA são a #Google, a nvidia, a GM, Audi, Hyundai e Honda que são os grandes lideres americanos, europeus e asiáticos nestas áreas.

O objectivo desta aliança não é só trazer o android para os carros (até porque já está a ser feito por outras marcas), mas sim, dentro da plataforma acelerar a inovação, a customização em escala através dos "developers" tornando assim a experiência de condução mais segura e satisfatória.
Tudo isto aponta para que no final do corrente ano possamos ver automóveis já com esta integração.

No presente momento verificamos que optimizar e adequar o nosso smartphone nos nossos carros não é tarefa fácil, pois existem obstáculos que não conseguimos "dar a volta" a não ser que sejamos uns experts em IT, electrónica e também saibamos "dar um pingos de solda". :) É verdade! Quem já teve dificuldade em fazer um simples emparelhamento bluetooth no seu carro?

É esta fragmentação que esta aliança pretende combater e chamar até si outros construtores por forma a tornar-se um standard mas, outro grupos também estarão nesta corrida e a polarização é um realidade que têm coisas boas e más, naturalmente. A concorrência é - quase - sempre salutar, note-se.

Não é difícil de imaginar vários exemplos, desde abrir o próprio carro, passando pelo reconhecimento do nosso perfil e ajuste automático e ergonómico de vários elementos, controle total por voz, checkups e outras informações pertinentes, ajuda a condutores com handicap fisícos, para além da optimização dos aspectos de segurança passiva e activa existentes num automóvel.

Se olharem para o lado, para outros construtores europeus de renome tais como a Volvo e a Mercedes, estas têm também feito muita investigação no campo tecnológico visando sempre a segurança e têm aplicado essas tecnologias, pese embora, sejam em modelos de topo de gama e/ou em protótipos.

Vamos ficar atentos a este ambicioso projecto, a esta visão conjunta que tem por base a plataforma #android e se surgirem mais novas voltaremos a actualizar esta informação.

Que tal esta? Chamar o carro estacionado a vir ter connosco "à lá" Knight Rider?

0 comentários :

Enviar um comentário