terça-feira, 5 de novembro de 2013

Etiquetas: , , , ,

[Actualizado] As Melhores Funcionalidades do Android 4.4 Kitkat


Já faz alguns dias que o Nexus 5 foi lançado juntamente com o android 4.4 kitkat e está agora na altura de ficar a saber as funcionalidades mais apetecidas nesta actualização.


Nexus 5 e o Kitkat

As especificações do Nexus 5 são conhecidas desde à muito masvamos ficar a par da actual situação.
A versão de 16GB esgotou completamente em 33 minutos (!) na US Play Store no dia de lançamento, e   agora está disponível com prazo de entrega de várias semanas. Entretanto os mais "rápidos no gatilho" já começaram a receber o Nexus 5 e proliferam na internet os videos-unboxing, reviews das mais variadas e videos comparativos.
Para finalizar existem também covers ou bumpers oficiais de várias cores e... caras.   

Quanto ao android 4.4 kitkat, a tão aguardada actualização - que apesar de .1 de incremento na versão - vem carregada de novidades, nomeadamente da gestão da memória e que se extenderá a smartphones com especificações mais baixas, mas... houve uma excepção que não foi muito bem aceite.
Vamos então conhecer as funcionalidade de maior destaque:


  • Always Listening: A fala "Ok Google" funciona - para já - só nos ecrãs do launcher e não faz desperta o telefone quando está inactivo.


  • As aplicações full screen: As apps pode extender-se totalmente pelo display acabando com as horríveis barras pretas das Notificações e da NavBar (soft keys). Para já é mais evidente nos "home screens".
  • Google Launcher Experience: Tem únicamente ao seu lado esquerdo o Google Now e é completamente personalizável todo o seu lado direito. Numa mais aprofundada análise este launcher é uma espécie de requisito obrigatório para que o Google Now - este sim, o verdadeiro launcher! - possa funcionar. De resto, será através deste artifício que a Google irá combater o Gingerbread, gerindo assim a memória desses low-spec smartphones. A ver vamos. 
Actualização: Ao que parece a Google não tenciona extender esta funcionalidades aos restantes equipamentos que virão a ser actualizados pelo kitkat e prentende mantê-la, por ora, só no Nexus 5 como base de teste...? Não nos parece que seja o caminho a seguir pois sectorizar um único equipamento em deterimento de outros não parece conforme a linha de actulização da Google e até da amplitude e objectivo do próprio kitkat.Sobre este assunto iremos ficar atentos e voltar com novidades.

fonte: AndroidPolice 
  • Dialer: que esteve muito tempo esquecido - foi melhorado. Agora pode incluir uma lista telefónica dentro da tua agenda telefónica. Esta funcionalidade é brilhante e pode muito bem funcionar em todos os países, visto que a grande maioria é a procura por restaurantes, bares, hoteis, etc já se encontra disponível no Maps e no Search devolvendo a informação em cards, logo está bastante avançada e pode ser integrada no dialer quando se faz a busca - ou pesquisa - por determinado local.Outro melhoramento interessante é quando se recebe uma chamada de um número que não se encontra na nossa agenda de contactos, o Dialer, ou melhor, o Search vai buscar de imediato a informação desse mesmo número para que se possa identificar. Muito bom!

  • Sensores: Detector e contador de passos e outras optimizações para economizar bateria.
  • Teclado: Inclusão dos Emoji.


  • Project Svelte: Extensível android 4.4 e suporte as equipamentos com memória até 512MB RAM.
  • Cloud Printing: Será possível imprimir documentos, fotografias, etc para qualquer impressora em qualquer lugar.


  • Pagamentos NFC: Deixarão de precisar de elementos de segurança passando a usar outros mecanismose que funcionarão com qualquer operadora
Estas são sem dúvidas as mais interessantes do ponto de vista da normal usabilidade do telefone, existiram outras pois mais técnicas mas no dia-a-dia do comum utilizador nem sequer são utilizadas.
Podes ver aqui todas as novidades explicadas pela Google.

Entretanto o kit SDK, as factory images e drivers, etc já estão disponíveis e assim, é de esperar que se multipliquem na internet as apps "per se" actualizadas. 

Quanto à actualização OTA (Over The Air) a voz corrente é que será disponibilizada de uma forma faseada nas próximas semanas e, pelo que já tivemos oportunidade de ver e ouvir, o Nexus 4 fica mesmo muito, muito bom com o kitkat.

Sejam pacientes que esta sobremesa não irá desapontar.

0 comentários :

Enviar um comentário