Tablets Android Lideram Crescimento no 3º Trimestre (Q3)
Num relatório divulgado pela IDC referente ao mercado de tablets vendido em todo mundo para o 3º trimestre (Q3 2013), os dados apresentados revelam que este contínuo aumento de vendas (36,7%) é sustentado pelo forte crescimento dos tablets com o sistema operativo android.
Apple cai para menos de 30%
O gigante de Cupertino manteve o mesmo registo comparativamente com o 3º trimestre do ano passado com 14.1 milhões de unidades, mas a sua quota de mercado caiu de 40,2% para 29,6%, mas como vamos ter oportunidade de ver - e ouvir - mais à frente, a Apple continua a ser ainda o maior fabricante mundial de tablets.
Top Five Tablet Vendors, Shipments, and Market Share, Third Quarter 2013
(Shipments in millions)
Vendor | 3Q13 Unit Shipments | 3Q13 Market Share | 3Q12 Unit Shipments | 3Q12 Market Share | Year-over-Year Growth |
Apple | 14.1 | 29.6% | 14.0 | 40.2% | 0.6% |
Samsung | 9.7 | 20.4% | 4.3 | 12.4% | 123.0% |
Asus | 3.5 | 7.4% | 2.3 | 6.6% | 53.9% |
Lenovo | 2.3 | 4.8% | 0.4 | 1.1% | 420.7% |
Acer | 1.2 | 2.5% | 0.3 | 0.9% | 346.3% |
Others | 16.8 | 35.3% | 13.5 | 38.8% | 25.0% |
Total | 47.6 | 100.0% | 34.8 | 100.0% | 36.7% |
Nota: Year-over-year growth calculations are based on preliminary shipment data and may vary from estimates based on rounded figures above.
Quem se destaca pela positiva é o colosso sul coreano que detém neste trimestre analisado 20,4% de mercado subindo 8 pontos percentuais face ao mesmo período de 2012 demonstrando um crescimento anual sustentado de 123%. Nas restantes posições seguem a Asus (fabricante de ambos os Nexus de 7" da Google), a Lenovo e a Acer que juntos "agarram" 14,7% de quota e consolidam subidas face ao período homólogo de 2012.
Já os fabricantes de menor dimensão (na sua maioria chineses) e outros conceituados (Amazon, Microsoft, HP, and Dell) têm um comportamento que deve ser analisado com mais cuidado pois apresentam resultados curiosos que merecem a nossa reflexão, ora vejamos:
Verificamos um aumento de "shipments" na ordem dos 3,3% face ao ao Q2 2012 mas a quota de mercado sofreu uma descida de 3,5% quase que diríamos inversamente proporcional e o seu crescimento sustentado anual atira o valor para os 25%.
Verifica-se para estes fabricantes uma têndencia de descida e que deverá, no nosso entender, continuar a trilhar esse caminho, porque se podemos resumir esta leitura a dois aspectos, uma deles é com certeza o facto de "oferecerem" tablets low-cost com especificações muito fracas o que poderá levar esse utilizadores a terem uma fraca e decepcionante experiência do android e de imediato voltarem-se para a Apple que é sem sombra dúvida um fabricante de excelência de tablets. Os utilizadores mais renitentes podem encontram a solução dentro do android mas com equipamentos mais sofisticados e, uma parte da quota entra nas contas da Samsung e Asus por serem os fabricantes dos tablets (Nexus 10 e Nexus 7, respectivamente) da Google.
Já os fabricantes com tablets de sistemas operativos diferentes e com Android de certa forma modificado, têm outras leituras que obrigariam a aprofundamento de matéria e dados mais contundentes e específicos pois lidamos com tablets caros por uma lado, e por outro lado mais baratos e um pouco fechados no seu próprio ecossistema.
Vamos agora ver um gráfico interactivo que nos mostra os dados durante este último ano por trimestre.
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